ESBOÇOS PARA SERMOES

                       TEMA:   O DEUS QUE DEFENDE VOCÊ!         numeros capitulo 12:8
vers. 1- aparentemente  o motivo que levaria arão e miria a falar mal de seu irmao seria a mulher cuxita, uma mullher estrangeira, mas a real causa esta no versiculo dois, acompanhe.

vers.2- veja que a causa era um ciume desacerbado da parte de miria e arao. porque Deus falava de uma forma diferente com moises.

vers.3- moises era manso. essa palavra manso no original e humilde. ai esta o segredo do sucesso moises. sem humildade o ser humano nao chega a lugar algum, a humildade e o segredo do sucesso, em qualquer area de nossas vidas.

vers.4- veja inicio do versiculo a expressão LOGO. quando miria e arao começa falar contra moises imediatamente, instanteneamenteDeus vem defende-o.Deus nao enviou anjo, nem profeta propio Deus veio pessoalmente dialogar com essa dupla.outra coisa que me chama a atenção. é que Deus envia os tres moises miria e arao p/ tenda da congregaçao.  O QUE ERA TENDA DA CONGREGAÇAO? quando moises sobe o monte la ele demora a descer, entao povo levanta um bezerro de ouro, e entao moises desce e encontra povo adorando o bezerro de ouro, Deus por si fica irado porque o povo etsva adorando a um bezerro, e Deus afasta-se do povo , por suas praticas pecaminosas, moises em um ato simbolico tira a tenda do meio do arraial e levar para fora do arraial,(ex 33:7) e quando alguem quiisesse adora a Deus tinha que sair do arraial é para lá que senhor os envia.

vers.5- so que no verso 5 Deus chama somente miria e arao para que saia da tenda, quem levanta calunia nao pode adora a Deus caluniador, difamador, quem fala mal de pastor obreiro ou ungidos do senhor. Deus diz sai voces dois e moises , moises nao so vcs dois.

observação- veja no versiculo um quem fala contra moises?

seus propios irmãos. aqueles que tomavam cafe com ele, almoçavam com ele jantavam com ele, compartilhava momentos bons, são esses mesmos que falam contra moises. infelizmente quem fala contra nós nao e nossos inimigos, nao sao os que nao nos conhecem, as veze quem fala de nos sao os que estao a mesa conosco, dizem se alegrar conosco, nosso propios irmaos.

outra coisa arao era sacerdote e miria prifetisa faziam parte do ministerio, e isso mesmo do ministerio entendeu , em algumas vezes quem fala mal de nois sao obreiros, reprovados pelo senhor que falam mal de nos.

vers.6- Deus começando dizendo ouvi minhas palavras, sem a palavra nao somos nada e nao chegaremos a lugar nenhum sem a palavra nao temos motivos para viver sem a palavra nao ha mudança de vida.

vers.7- Deus diz moises e fiel em TODA MINHA CASA. nao basta ser fiel pela metade, tem que ser em toda casa, dizimo oferta, amor , obediencia, limpar chao. trocar a lampada etc.

vers.8- olha coisa linda ,Deus diz com moises eu falo de uma maneira diferente boca a boca, sabe que isso intimidade. ele de fato era diferente. no final Deus pergunta porque vcs falam mal de meu servo moises? nao toque no ungido de Deus voce pode sofrer consequencias graves por isso.

vers.9- que a ira de Deus nunca se acenda contra nois. porque coisa horenda a cair nas maos do Deus vivo.e diz que foi-se Deus. Deus nao fica na presença de caluniadores fifamadores e etc.
  
vers.10-  PORQUE SO MIRIA FICA LEPROSA E ARAO NAO??

notemos em (ex 7:7) que arao era irmao do meio. miria era a mas velha. arao do meio e moises mas novo. diz a historia que um dia arao para e pensa consigo mesmo. tenho uma irma pulso firme auto confiante, tenho um irmao mas novo que todos bajulam diferente. e arao pensava que seria a ovelha negra da familia. e por isso em algumas vezes era influienciado pela sua irma mas velha a fazer algumas coisas. em alguns casos boas em outras ruins. e agora ele fala mal de moises , mas provavelmente por influencia de miria, voltemos ao versiculo 1 e notemos a ordem primeiro miria e depois arao falam contra moises. entao por isso alguns acreditam que miria ficou leprosa porque a mesma imbuiu seu irmao do meio a fala mal de moises era miria a lider desse grupo. cuidado para vc nao entrar nesse tipo de grupos que se levantam contra ministerio. cuidado

vers.11- veja que arao se humilha e o que falava mal  agora pede perdao a seu irmao, fique tranquilo que aquele que fala mal de voce hoje e mesmo que amanha batera na sua porta pedindo perdao e assim que Deuis faz.

vers. 13- moises ate roga a Deus mas Deus o reprova. Deus nao transgride sua palavra não! Deus não volta attras. que determinou esta determinado e pronto. 

vers.14.15- Deus puni miria , mas povo nao poderia partir sem ela.
a viagem seria atrasada em 7 dias mas povo nao partiria sem miria.

conclusao- sabe porque Deus nao deixou miria para traz ., Deus a amava mas seu irmao moises tambem muito a amava, mesmo que ela falasse mal dele , ele a perdoava. talves alguem que voce ame se levantou contra voce , mas voce nao que o mal desta pessoa, fique tranquila nos nao patrtiremos daqui sem esta pessoa quando a igreja for arrebatada essa pessoa ira para ceu conosco Deus  abençõe

escrito por prebitero.   wallace martins

                                              
;